Esqueci minha senha
DICAS DE VIAGEM

Dicas para mochileiros de 1ª viagem

Viajar gastando pouco, com bagagem leve, sem um itinerário muito definido e procurando conhecer a cultura e os moradores de cada lugar. Essas características atraem muitos viajantes para o turismo de mochilão, mas ao contrário do que pode parecer, não basta colocar a mochila nas costas e sair pelo mundo sem nenhum planejamento. Veja agora, um guia para quem quer se aventurar numa viagem de mochilão pela primeira vez.

 

1) Faça um roteiro da viagem: escolha as cidades por onde vai passar e pesquise a melhor forma de se mover entre elas.

2) Cuide da documentação: veja a documentação necessária para o visto de entrada, vacinas obrigatórias, seguro de viagem e validade do passaporte. Anote os contatos importantes como o telefone do consulado brasileiro no país de destino.

3) Planeje seus gastos: anote em uma planilha os custos aproximados de hospedagem, alimentação, ingressos, passeios, diversão, compras e transporte. Faça uma estimativa média de gasto por dia e vá controlando durante a viagem para não faltar dinheiro.

4) Escolha a sua mochila e não a sobrecarregue: prefira uma mochila que tenha estrutura fixa nas costas, alças confortáveis e reguláveis e barrigueira. Isso trará mais conforto. Quando o zíper tem acesso frontal, além do acesso superior, a bagagem fica mais organizada e as coisas podem ser encontradas com mais facilidade.

5) Economize na hospedagem: muitos mochileiros preferem ir reservando a hospedagem à medida que a viagem vai acontecendo, para ter a liberdade de ficar mais em um determinado destino, por exemplo. Só não se esqueça de conferir se é alta temporada ou se há algum grande evento no local. Nesses casos, é melhor já ter reserva prévia.

6) Veja se vale a pena optar pelo transporte local: alguns mochileiros têm mais tempo, consideram que o deslocamento faz parte da experiência da viagem e querem conhecer melhor o lugar. Por isso, optam por usar ônibus, trem ou outro transporte típico da população.

7) Coma o que os moradores comem: restaurantes menos turísticos, onde a própria população come, costumam ser mais baratos.

8) Vá além dos pontos turísticos tradicionais: além dos museus e monumentos mais famosos, tente ir a outros lugares menos turísticos. Os blogs de viagens costumam indicar essas descobertas, mas pode-se também perguntar a moradores locais e outros viajantes que encontrar pelo caminho, sempre tendo cuidado com a própria segurança ao seguir as dicas.

9) Tente conhecer gente nova: saber algumas palavras no idioma local é bem visto e ajuda a iniciar uma conversa com os moradores. Mas não é preciso ser fluente em outro idioma: a simpatia pode compensar a dificuldade de comunicação.

10) Preze pela sua segurança: proteja a sua mochila. Coloque cadeados em todos os zíperes ou considere levar uma corrente para prendê-la em algo fixo, se necessário.

 

Fonte: g1.globo.br


Mais Dicas de Viagem

17/11/2011
Sul de Minas é o destino preferido da melhor idade.
As águas carbo-gasosas encontradas em cidades de Caxambu, São Tomé das Letras e São Lourenço ajudam nas terapi...
16/11/2011
Com mais de 15 horas de sol por dia, Natal é destino certo no Nordeste.
Conhecida como a Terra do Sol, Natal, situada no Rio Grande do Norte, oferece aos turistas belas praias, paisa...
14/11/2011
Viagem ao exterior? É mais barato trocar moeda em casa de câmbio.
Confira as vantagens de trocar seu dinheiro em casa de câmbio.
11/11/2011
Pais mochileiros? Nove dicas para levar as crianças com você.
Roteiros, refeições, clima: o que é preciso saber antes para aproveitar ao máximo a viagem.
10/11/2011
O que levar (ou não) na bagagem.
Alguns itens podem causar transtornos pra você na viagem. Cuidado.
09/11/2011
Programe-se. É bom para você e melhor ainda para o seu bolso.
Estudos do ITA revelam que comprar passagens aéreas antecipadamente podem gerar economia de até 55%.
07/11/2011
Que tanto de número é esse?
Uma tabela de câmbio de tamanhos de roupas e sapatos pra guiar você na hora de fazer compras no exterior.