Esqueci minha senha
DICAS DE VIAGEM

Praias do Brasil ideais para levar crianças

Férias no mar e na areia fazem a felicidade de qualquer criança, mas algumas praias têm características que contribuem para o sossego e a alegria também dos pais. Águas calmas, pouca aglomeração, opções de passeios e um mínimo de infraestrutura garantem a diversão das crianças e a tranquilidade dos adultos.

- Praia do Espelho (Porto Seguro, BA)

As águas são calmas e cristalinas e na maré baixa são como um espelho. A estrutura do local é excelente, porque possui restaurantes e pousadas à beira mar, com espreguiçadeiras e coqueiros. Dá para se hospedar na própria praia ou em Trancoso, que fica perto.

- Praia da Ferradurinha (Búzios, RJ)

A praia é uma “piscininha”, excelente para as crianças brincarem na areia e na água. É aconselhável levar água e comida porque nem sempre o que os ambulantes e as barracas vendem por lá agradam aos pequenos.

- Barra de São Miguel (AL)

Barra de São Miguel não é tão conhecida como as outras praias, mas vale a pena ir porque ela tem todas as belezas que as outras têm, com a vantagem de ser mais calma. Tem menos barracas e menos gente, a areia é branca, o mar é azul e cheio de corais. Dá para fazer passeios a praias vizinhas, como a do Gunga. E tem umas falésias bem pertinho, para as quais dá para ir de quadriciclo. Também dá para ir de barco até os corais, vendo os peixinhos.

- Praia do Madeiro (RN)

O ponto alto são os golfinhos, que fazem uma visita diária à praia e, logo cedo, para delírio das crianças. A praia fica a cerca de duas horas da capital e por isso não fica muito lotada. Cercada de falésias e da Mata Atlântica, tem um visual quase selvagem e parece cenário de filme de ilha deserta, mas oferece segurança e conforto para as famílias, porque tem excelente infraestrutura. Barracas oferecem sombra, comida, água fresca e ducha o dia todo. O mar é calmo e morno.

- Praia da Conceição

A Ilha de Itaparica tem diversas praias, mas a Praia da Conceição tem um visual encantador e é frequentada por muitas famílias com crianças. É praticamente uma piscina natural, sem nenhuma onda, com águas mornas e transparentes. O acesso é feito por lanchas ou ‘ferryboats’, mas o trajeto não é cansativo para os pequenos. As barracas da praia têm banheiros, chuveiros, restaurantes e toda a infraestrutura necessária. Quem quiser mais tranquilidade pode se hospedar na própria ilha.

- Bombinhas (SC)

Ideal para as crianças menores. Tem programas ótimos para fazer com os filhos, como mergulho e passeio em uma escuna pirata. Também há várias praias porperto, dá para ir a uma diferente a cada dia. O mar é azul e calmo e a cidadezinha é bem estruturada. Tem hotéis ótimos e dá para encontrar farmácia 24 horas e hospital, por exemplo, em caso de necessidade.

- Ilha do Mel (PR)

Um programa um pouco mais alternativo, ideal para pais aventureiros e com filhos maiorzinhos. Dá para fazer vários passeios e, como tudo é perto, as crianças aguentam a caminhada tranquilamente. Opções legais de visitar são um forte antigo e um farol, que as crianças curtem muito. O acesso é de barca a partir das praias de Pontal ou Paranaguá. As pousadas são mais simples, mas há algumas com parquinho e boa estrutura para crianças.

- Barra do Sahy (São Sebastião, SP)

A praia é uma delícia, com mar calmo, água de temperatura ideal, areia gostosa, sombra de árvores... É pequena, o que é bacana, mas ao mesmo tempo não tem muita aglomeração, e por isso é ideal para as crianças andarem e brincarem à vontade.

- Praia dos Carneiros (Tamandaré, PE)

É uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro. Tem 5 quilômetros de areia branca e fina. Além disso, a água é quente e a cor é linda. Para quem tiver criança pequena e procurar um programa mais sossegado. Também é bom chegar cedo para aproveitar a maré baixa e ver os peixinhos coloridos nos corais. Tem também ouriços e siris.

 

Fonte: g1.globo.com


Mais Dicas de Viagem

27/02/2013
Dicas para mochileiros de 1ª viagem
Saiba como escolher a mochila e encontrar hospedagem barata. Viagens desse tipo exigem planejamento, mas o tur...
20/02/2013
Cuidados para não cometer gafes no exterior
Você pode não saber, mas muitos dos gestos corriqueiros utilizados por nós podem ter um significado muito dife...
06/02/2013
Saiba quanto os foliões podem gastar em média por dia em Recife e no Rio nesse carnaval
Cálculo leva em conta hotel, comida, caipirinha e táxi.
30/01/2013
Coisas para fazer enquanto espera para embarcar
Ninguém gosta de esperar. Mas o seu tempo de espera não precisa ser uma perda de tempo. Veja só as dicas valio...
07/01/2013
Saiba como entreter as crianças em viagens de carro e de avião
Brincadeiras simples ajudam a passar o tempo e a evitar o tédio. Cuidados com alimentação reduzem enjoo e bagu...
07/01/2013
Praias do Brasil ideais para levar crianças
Veja opções com águas calmas e boa infraestrutura em diversos estados.
07/01/2013
Exercícios preparam viajantes contra enjoo em cruzeiros
Veja dicas para não passar mal durante a viagem de navio. Higiene a bordo também requer atenção redobrada.