Esqueci minha senha
DICAS DE VIAGEM

Exercícios preparam viajantes contra enjoo em cruzeiros

O mal estar comum em pessoas que viajam a bordo de cruzeiros pode ser prevenido com a ajuda de exercícios simples que preparam o organismo para sentir os efeitos causados pelo balanço do mar.

As atividades consistem em movimentar os olhos sem mover a cabeça e vice-versa – movimentar a cabeça mantendo o olhar fixo em um ponto. A evolução é gradativa e ajuda na adaptação para o que acontece em uma embarcação em deslocamento.

Além dos exercícios de antes da viagem, há dicas que ajudam a evitar o enjoo quando se está no navio. A primeira delas é evitar as partes do navio que balançam mais. Por isso, o melhor lugar para ficar é no meio da embarcação, na parte mais alta. Por outro lado, esse lugar não deve ser abafado nem pode ter odores, pois isso aumenta o risco de náuseas.

Outra dica para reduzir o mal estar é ficar na mesma direção para onde o navio se desloca. Se possível, é interessante fixar o olhar em um ponto do horizonte que não se mexa, o que reduz a confusão entre os sentidos. Também por isso, ler pode ser uma má ideia, pois o livro fica em constante movimento e aumenta esse conflito.

A alimentação também é relevante nessas horas. A principal dica é evitar o excesso de álcool. Excessos de gordura, sal e açúcar também devem ser evitados, pelos efeitos que causam no organismo como um todo.

Se o enjoo se transforma em diarreia, é sinal de que há algo além do balanço do mar em ação. O cuidado com a higiene deve ser redobrado, pois o confinamento no navio facilita a transmissão de doenças.

Segundo informações da Associação Brasileira das Empresas Marítimas (Abremar), os procedimentos médicos de bordo variam de navio para navio. De toda forma, todos os cruzeiros têm estrutura de atendimento médico, com equipamentos para atendimento de emergência e profissionais com, no mínimo, três anos de experiência. A associação que representa os cruzeiros diz ainda que os ambulatórios seguem padrões internacionais com grande quantidade de remédios para várias doenças e que, em casos de doenças mais sérias, o hóspede é encaminhado para algum hospital em terra.

 

Fonte: g1.globo.com.


Mais Dicas de Viagem

27/02/2013
Dicas para mochileiros de 1ª viagem
Saiba como escolher a mochila e encontrar hospedagem barata. Viagens desse tipo exigem planejamento, mas o tur...
20/02/2013
Cuidados para não cometer gafes no exterior
Você pode não saber, mas muitos dos gestos corriqueiros utilizados por nós podem ter um significado muito dife...
06/02/2013
Saiba quanto os foliões podem gastar em média por dia em Recife e no Rio nesse carnaval
Cálculo leva em conta hotel, comida, caipirinha e táxi.
30/01/2013
Coisas para fazer enquanto espera para embarcar
Ninguém gosta de esperar. Mas o seu tempo de espera não precisa ser uma perda de tempo. Veja só as dicas valio...
07/01/2013
Saiba como entreter as crianças em viagens de carro e de avião
Brincadeiras simples ajudam a passar o tempo e a evitar o tédio. Cuidados com alimentação reduzem enjoo e bagu...
07/01/2013
Praias do Brasil ideais para levar crianças
Veja opções com águas calmas e boa infraestrutura em diversos estados.
07/01/2013
Exercícios preparam viajantes contra enjoo em cruzeiros
Veja dicas para não passar mal durante a viagem de navio. Higiene a bordo também requer atenção redobrada.